domingo, 4 de novembro de 2007

Sint Nicolaas

Ontem foi dia de chegada do Sint Nicolaas (ou Sinterklaas) à Bélgica. E nós fomos esperá-lo ao canal (vem todos os anos de barco, directamente de Espanha, acompanhado pelos famosos Zwarte Piete).
Tal como no ano passado, os meninos pintaram o desenho que receberam na escola, para entregar aos Zwart Piete, a fim de ganharem um prémio.






O Pedro até fez esta mão, para poder acenar ao Sinterklaas e, assim, ser notado mais facilmente:






Por causa do trânsito, das dificuldades em estacionar e da confusão que se previa estar na cidade, o conselho familiar optou pelo seguinte meio de transporte, muito famoso por estas bandas e do qual dos tornámos fervorosos adeptos desde que cá chegámos:






E lá fomos nós em direcção ao Albertkanal....

Depois de uma boa meia horinha de espera (por nossa culpa, que não lemos bem o programa, pois os belguinhas até dão nervos, NUNCA se atrasam), e da aquisição de mais dois balões cuja existência foi suficientemente curta para que não chegassem a casa; eis que começamos a vislumbrar a tão aguardada comitiva:








Depois.....bem, depois foi o costume, muita confusão, gente que se atropelava, crianças que acenavam e gritavam Sinterklass!!!!!

Alguns dos miúdos subiram então ao palco, para poderem ficar mais perto do Santo e o Pedrocas não foi excepção, tendo entregue o seu desenho ao presidente da câmara cá do burgo (o Alexandre preferiu ficar junto de nós, mas só até ver o Pedro encher os bolsos com as gulodices que o Zwarte Piete lhe entregava.... depois também para lá quis ir):






Lamentavelmente, a chegada do cortejo ao Grote Markt foi demorada e, aparentemente, os compromissos publicitários davam maior destaque a outras infraestruturas que não o palco onde se encontrava o trono do Sinterklaas. Resultado: era impossível ver o que quer que fosse, pelo que, contra a vontade dos meninos, lá regressamos ao ninho sem esperar que os seus nomes fossem proferidos pelo mestre de cerimónias, a fim de serem presenteados com qualquer brinquedo ou afim, que valeria mais, sem dúvida, pela solenidade do momento do que pelo objecto em si.

E foi assim, mais um dia passado em terras do Rei Alberto (ou mais um dia descontado ao tempo que falta para regressarmos à Pátria Lusa).

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida que o natal aí é muito mais divertido que cá. Pelo menos as cócegas na barriga de ver o Pai Natal começam mais cedo e há mais magia!
Já começo a ficar ansiosa por vos ver outra vez e dar uma beijoca na carita do meu "Noddy" favorito e do Pedrocas Arquitecto!

Beijinhos para vocês todos