terça-feira, 4 de março de 2008

Amanhã...

... vou à sala do Pedro "ensinar" os meninos a fazer Pão de Ló.

Eles têm andado a "estudar" o mapa do mundo, falando de alguns países e aprendendo coisas sobre lugares distantes e culturas diferentes. Aproveitando o facto de haver um menino português na sala, a educadora pediu-me para lá ir cozinhar qualquer coisa tipicamente portuguesa.

Depois de:
- fazer um inquérito familiar acerca do que seria mais apropriado;
- eliminar as primeiras 52 hipóteses por inexistência de ingredientes;
- eliminar as 32 hipóteses seguintes por serem potencialmente do desagrado das crianças;
- e repensar tudo outra vez....

.... a escolha recaíu sobre o Pão de Ló que era uma coisa que eu nunca tinha feito!

Pelo sim, pelo não, resolvi experimentar primeiro em casa e acho que até nem me saí mal:



Para além disso, como se pretende que as crianças possam participar no processo, fazendo o máximo de coisas possível (alguns dos objectivos deste ano são o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de realizar uma tarefa de forma independente, seguindo passos simples; e da capacidade de explicar, a posteriori, os passos necessários para realizar a tarefa efectuada), dei o meu melhor naquilo a que os nativos daqui consideram a sua língua materna e preparei o guião que se segue:







-----

P.S.1: Obrigada ao Nuno pela receita (finalmente experimentei!)

P.S.2: Por motivos alheios à minha vontade (o forno da escola é muito, muito pequenino), a receita que vou fazer amanhã na escola não é exactamente a mesma que está no link... vamos ver como corre!


P.S.3: As fotografias que constam no guião foram retiradas da net, ou tiradas por mim, ou "roubadas" aqui (espero que a soph não se importe, mas foi a única fotografia que encontrei que demonstrava a separação da clara e da gema do ovo).
P.S.4: Os primeiros quatro visitantes a este humilde lar em terras do Rei Alberto têm direito, além de uma extremosa hospitalidade, chocolate belga e waffles q.b., a um Pão de Ló!

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá
venho dar os parabens à Guida pois o Pão de Ló está com muito bom aspecto e espero que amanhã também fique bom para agrada de todos. Espero provar na nossa próxima visita.Beijinhos grandes para todos.

Fatima Carmo disse...

A mamã Guida está de parabéns,pois conseguiu fazer um pão-de-ló, coisa que a avó não sabe fazer lá muito bem. A receita da avó é muito complicada e esta parece bem mais simples e com melhores resultados. Fiquei com água na boca...mnham!mnham!

Galena disse...

Prima prima... eu também ando feita carochinha... quero aprender a fazer... beijos e parabéns que fica a "augar" com o teu pão de ló... hoje que nem jantei.. bem me apetecia agora com um cházinho antes de dormir.

Bekas C. disse...

O guião da receita está o máximo!
E o pão de ló está com tão bom aspecto!!! Já se comia!!!
Espero que tudo corra bem na escola!

:) Beijokas

Anónimo disse...

Após tantos comentários, sinto-me na obrigação de vos explicar, o tão bom aspecto do pão-de-ló. Eu este fds fui às tasquinhas de Rio Maior e comprei um pão-de-ló que enviei para Bélgica em correio azul!

Cunhadinha não te preocupes que o segundo pão-de-ló já vai a caminho,deve chegar antes de ires à escola!

Bom, estou a brincar...a minha cunhadinha é muito prendada..e realmente o pão-de-ló tem um óptimo aspecto, não fica nada atrás do pão-de-ló que comi em Rio Maior.

Saudades

Anónimo disse...

espero bem que da próxima vez que nos visitem em Leiria, nos tragam uma fatiinha deste fantástico pão de ló. Pelo aspecto, deve estar delicioso. E pelos ingredientes da receita, só pode estar mesmo divinal!!!!