quarta-feira, 12 de março de 2008

Desejo realizado!


Desde que começou a perceber que, aos meninos mais crescidos, começam a abanar os dentes de leite que, mais tarde, acabam por cair; o Pedro tem o desejo secreto de ter um dente nas mesmas condições. Até hoje, era frequente vir ter comigo a dizer: "Mãe, acho que tenho este dente a abanar, vê lá!?" E eu constatava a evidência da sua desilusão: nada mexia dentro da sua boquinha. No entanto, há dois ou três dias magoou os dentes a trincar uma azeitona e, talvez por isso, hoje tinha, não um, mas dois dentes a abanar (os dois incisivos centrais inferiores). Não obstante algum receio da minha parte (ainda tenho de ligar à tia Isabel, para saber se é normal serem os dois ao mesmo tempo), não pude deixar de me alegrar com a felicidade que os seus olhinhos irradiavam quando me explicava como iria dizer na escola (em holandês) que tal lhe tinha acontecido!

Para ele, a queda dos dentes também antecede outro momento mágico: o da constatação da existência (ou não) da Fada dos Dentes, pois hoje tornou a dizer que, quando lhe cair um dente, o vai colocar debaixo da almofada, à noite, para ver se no outro dia de manhã tem lá uma moeda! E eu, no meu coração de mãe, não me sinto com coragem de lhe desmistificar o segredo, pois embora considere que se deve dizer sempre a verdade às crianças, não me sinto no direito de lhe roubar ao imaginário mais esta vertente sonhadora (é como os Kabouters, e o Pai Natal, existem e pronto!)
------
Adenda: Falei com a tia Isabel, que me explicou que o normal é os dentes de leite "saírem" aos pares (normalmente têm um ligeiro desfazamento temporal). Fiquei mais descansada.... não me podem criticar: no que diz respeito a dentes de leite, sou marinheira de primeira viagem, pelo que o "stress" do primeiro filho, de vez em quando, ainda se faz sentir!!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Vai já pondo um dinheirinho de parte para o aparelho!!!

Saudades

Fatima Carmo disse...

Pior que a falta de verdade é nunca ter vivido o mundo mágico,de fadinhas e duendes, povoando o nosso imaginário de criança. A avó não conheceu a fada dos dentinhos.Mas recorda com saudade a noite de Natal, em que punha o sapatinho na chaminé e ia para a cama, ansiosa pela manhã seguinte, para ver os presentinhos que o Menino Jesus lá tinha deixado.(Nesse tempo não se tinha ainda inventado o Pai Natal)