quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Participação de nascimento?!


Os meninos da sala do Alexandre andam a aprender coisas sobre eles próprios. Passo a explicar: na semana passada abordaram o nascimento de cada um e a JUF * pediu-me para levar para a escola uma fotografia dele recém-nascido e o cartão de participação de nascimento (caso tivesse ficado com algum para recordação). Perante a minha afirmação de que, em Portugal, não é comum fazermos isso** (pelo menos, que eu saiba), ela olhou-me estupefacta e disse: "Mas, então, como é que comunicam às pessoas que o bébé já nasceu?" E eu: "Então, mandamos sms, e-mails ou telefonamos! Se quiser eu posso é imprimir o mail que mandámos aos nossos amigos, serve?" E ela: "Sim, pode ser. (E insistia) Mas, na altura em que não havia nada dessas coisas como é que faziam? Eu ainda tenho o cartão de participação do meu nascimento!" E eu: "Não faço ideia...acho que não se fazia nada! (Sintam-se livres para me comunicar, caso possuam informações contrárias, por favor).

Para além disso, deveríamos falar com o Alexandre sobre o seu nascimento e contar-lhe histórias sobre o seu primeiro ano de vida. Ele achou imensa piada e até quis levar para a escola o seu álbum de bébé que, infelizmente, só tem meia dúzia de fotografias e duas ou três coisas escritas (devido, quer à evolução da era digital no campo fotográfico, quer ao S.S.F. - Síndrome do Segundo Filho).

Bem, o que interessa é que os meninos construiram um álbum de fotografias de todos eles quando eram recém-nascidos (incluíndo a educadora) e ficaram a saber mais um bocadinho sobre eles próprios.

Esta semana, do estudo do "eu" passam para o estudo da família, e já foi para a escola esta fotografia de nós os quatro:


(vamos ver o que se segue!)

P.S.: Bom, bom, foi recordar tudo sobre o nascimento dele e ter mais uma desculpa para rever as suas primeiras fotografias!

------

*Juf = Educadora (lê-se IUF)
**Aqui, quando uma família tem um bébé novo, coloca indicações no exterior da casa, como banners a dizer: "Bem vindo .... (nome da criança)!", imagens alusivas (como a que se segue, que, por acaso foi fotografada em Maastricht) e pendura nas janelas, durante algum tempo, roupinhas de recém-nascido. Para além disso, se houver irmãos na escola, estes oferecem aos amiguinhos pequenas lembranças (do género das que se oferecem em Portugal nos casamentos) com um cartãozinho a informar que o(a) irmão(ã) já nasceu, e a professora coloca na porta da sala uma fotografia da criança com o novo elemento da família.


2 comentários:

Anónimo disse...

A Avó diz que é uma ideia genial para trazerem para Portugal e aplicarem quando tentarem a menina. Será que o Pedro e o Alexandre não gostariam? muitos beijinhos para todos do avô e da avó

Galena disse...

Alexandre Alexandre... como a prima te entende... ou vais perceber isso mais tarde... :) SSF, sindroma do Segundo filho, nada de fotografias... menos loucura... (mas o mesmo Amor tenho a certeza) deixa lá lindo, tu ainda tens alguma informação em formato digital, já a prima que é da pré-história da tecnologia fotográfica nem isso tem.
Eu tenho mesmo de acreditar que sou filha destes pais...
Ainda bem que não fui para a Bélgica quando andava do jardim de infância... que vergonha passaria.. um trauma para a vida! Mas tu tens uns pais maravilhosos que lutaram contra o SSF. beijocas lindas iguais para os 2 primos lindos!!!